Irmãs da Providência

Fundador Padre Luís Scrosoppi

Em 1837, padre Luís Scrosoppi fundou a Congregação das Irmãs da Providência, em Údine, na Itália. Sua missão era dar assistência aos mais pobres, especialmente às meninas órfãs e abandonadas, aos doentes e anciãos.

Em 1926, as superioras das instituições italianas administradas pelas Irmãs da Providência reuniram-se para um Capítulo Geral (assembleia representativa na qual se elegem os cargos administrativos da Congregação e se tomam as decisões pastorais), com a presença do bispo de Gorízia (cidadela próxima a Údine), Dom Francesco Sedei. Nessa reunião, elas deliberaram não apenas pela nomeação das novas encarregadas e da mudança da Casa Geral (sede da administração) para a localidade, mas lançaram também as primeiras ideias acerca do caráter missionário das religiosas fora de sua pátria mãe.

Não demorou e as Irmãs da Providência receberam um convite para o trabalho missionário. Chegaram ao porto de Santos em 20 de janeiro de 1926 e dois dias depois já eram recebidas em Tietê, em São Paulo. Elas decidiram se dedicar ao trabalho educativo e também ajudaram na Santa Casa de Misericórdia de Tietê, desenvolvendo trabalhos técnicos de enfermagem e funções administrativas, ao mesmo tempo em que se dedicavam ao amparo espiritual dos doentes e junto à comunidade.

Logo, elas foram convidadas a edificar semelhante missão educativa em São Caetano do Sul, no “centro” do distrito, à Rua São Caetano (atual esquina da Avenida Conde Francisco Matarazzo com a Rua Manoel Coelho).

No dia 13 de junho de 1931 foi inaugurado o Externato Santo Antonio, naquela época com o nome de Colégio Santo Antonio. As atividades educativas se iniciaram em 1º de julho de 1931, com mais de cinquenta crianças divididas em duas salas de aula de “jardim da infância”, no horário das 12h às 17h, sob a orientação das irmãs Lia e Firmina.

Apenas dois meses depois, sob a orientação da madre Geralda, o Colégio Santo Antônio organizou a Escola de Corte e Costura e Trabalhos Manuais com cursos profissionalizantes muito procurados pelas moças sulcaetanenses da época, já que a maioria das roupas era feita sob encomenda (as lojas de roupas “prontas para vestir” chegariam apenas vinte anos depois) e muitos utensílios de casa oferecidos no mercado (finos bordados, delicadas rendas, etc.) eram totalmente artesanais.

No início, era uma escola para os filhos dos operários, em grande parte imigrantes italianos. Por longos anos, foi lugar de formação humana e cristã para gerações de estudantes. O Externato Santo Antonio cresceu com a cidade de São Caetano do Sul a ponto de ser considerado parte integrante e significativa da História do município.

A História do Externato Santo Antonio é, para nós, uma história de Providência que Deus iniciou com a população de São Caetano do Sul em 1931. Várias gerações passaram pelos bancos desta escola; mais do que isso, passaram pela nossa vida de educadores cristãos comprometidos com a missão de educar segundo os valores que orientam nossa ação educacional:

  • Acolhida, que se traduz em disponibilidade para receber e capacidade para doar;
  • Diálogo, que se manifesta em abertura para o entendimento;
  • Ternura e firmeza, que se manifestam em forma de amor e determinação no relacionamento pessoal;
  • Conhecimento, que se torna sinônimo do saber a serviço do crescimento das pessoas e da sociedade.

Tudo isso para “proporcionar uma educação integral às crianças, adolescentes e jovens, sensibilizando e envolvendo educadores e educandos com a promoção da vida dos menos favorecidos”.

Presença no Mundo: Irmãs da Providência

Faça sua Matrícula

Edital de Bolsas

Lista de Materiais

Documentos Escolares

Faça sua Matrícula

Edital de Bolsas

Lista de Materiais

Documentos Escolares

2022© Externato Santo Antônio. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Externato Santo Antônio. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.   |  Baracom